Srtvs Cj L Lt 38 Bl 1/2 - Assis s/n sl 27 slj 1
Brasilia, Distrito Federal

A Associação da Parada do Orgulho LGBTS (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes) de Brasília, que congrega pessoas compromissadas com a realização dos eventos em comemoração ao 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, comunica, oficialmente, a data da maior manifestação de direitos humanos da capital federal. A XI Parada do Orgulho LGBTS de Brasília ocorrerá no domingo 29 de junho no Eixão.

O tema deste ano vai possuir o tom da cobrança. A XI Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, uma das mais antigas do país, versará sobre a instalação do Conselho de Cidadania LGBT no DF. Os conselhos são órgãos oficiais e governamentais que cuidam da promoção, da garantia e da proteção de direitos de segmentos populacionais vulneráveis. Atualmente, o Governo do Distrito Federal (GDF) possui os conselhos da mulher, do negro, da criança e do adolescente e dos idosos dentre outros, mas não um que cuide da questão LGBT.

Nós integrantes da Associação da Parada entendemos que a inexistência de um conselho dedicado à cidadania LGBT é uma grave omissão do governo local no que concerne aos direitos de nosso segmento. Omissão que torna-se agente ativo na manutenção de um cenário de homofobia e de falta de respeito à diversidade de orientação sexual e identidade de gênero na capital da República. Prova de tal contexto é pesquisa realizada por uma entidade local que mostrou que 64% dos e das LGBT foram vítimas de algum tipo de violência entre agosto de 2005 e agosto de 2007. Assim o nosso grito é: Conselho de Cidadania LGBT. Instalação já!

A cobrança para a instalação do conselho envolverá uma movimentação política com entidades de direitos humanos e com LGBTS inédita dentro da organização de uma parada. O lançamento oficial do material de divulgação do evento, que ocorrerá em breve, marcará uma chamada de todos e todas pessoas preocupadas com a questão da cidadania arco-íris no DF para que ajam antes mesmo da parada exigindo a instalação do Conselho de Cidadania LGBT.

A parada deste ano começará com a iniciativa de cada um e cada uma como expressão de que não podemos aceitar sermos tratados/as como cidadãos e cidadãs de segunda categoria como tem sido feito até agora por todos os governos do Distrito Federal. Os 48 anos de existência de Brasília foram 48 anos de vergonha para a capital federal por seus governantes não respeitarem LGBT, portanto, de não considerarem como dignos/as de atenção todos e todas que constroem o DF. Nascemos nesta terra e/ou a escolhemos como lugar para vivermos, portanto só haverá um DF que respeite a cidadania e a verdadeira democracia se o governo da capital federal atuar de forma cotidiana e comprometida pela cidadania arco-íris.

Quanto à data do evento, pela primeira vez em anos, a parada de Brasília não será realizada no domingo após a parada de São Paulo. Dentre as razões para tal mudança estão a necessidade de maior prazo para captação de recursos para a realização do evento brasiliense, a sistemática de uma mobilização política de base nunca feita em uma parada no Brasil e as conversas políticas realizadas nos últimos meses com diversos atores e atrizes do movimento LGBT local afim de somar forças para uma parada significativa e dentro de padrões de funcionamento da associação, portanto democrática e legítima.

Dentre os benefícios da nova data, cita-se a sua realização em um dia que não seja o de realização do vestibular da Universidade de Brasília, como ocorreu na maioria dos últimos anos. Assim, esperamos atrair ainda mais pessoas para essa manifestação alegre, política, viva e aberta a todas e a todos.

O convite está feito. Façamos dessa parada um marco histórico na vida da capital federal, que somente será completa quando respeitar as cores do arco-íris.

Associação da Parada do Orgulho LGBTS* de Brasília
*Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Simpatizantes
11° Parada do Orgulho LGBTS de Brasília

29 de junho de 2008 - Eixão

Official Website: http://www.guiagaybrasil.com.br/dagenda.asp?Codigo=1004

Added by pridetrvlr on May 20, 2008

Interested 1