Rua Evaristo da Veiga 95
Rio de Janieor, Rio de Janeiro

A Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ (ESDI) sediará um workshop sobre Design Livre organizado em parceria com o Instituto Faber-Ludens.

Design Livre é uma metodologia de Design inspirada no desenvolvimento colaborativo de Software Livre e nas experiências escandinavas de Design Participativo. Sua principal contribuição é habilitar a participação de comunidades dispersas geograficamente nos processos de Design.

A colaboração entre designers, especialistas de outras áreas e usuários amplia o contexto de design para além do domínio técnico e simbólico, trazendo à tona a dimensão social. Empregando métodos e ferramentas colaborativas, é possível direcionar a co-criação para gerar inovação social.
Temas

Os participantes do workshop irão entender como funcionam as comunidades de Software Livre, aprender sobre as diferenças entre Sistemas fechados vs. sistemas abertos, conversar sobre problemas possíveis de propriedade intelectual e discutir sobre as motivações de participar em um processo de inovação participativa e aberta.

Objetivos do workshop
Discutir projetos e ideias desenvolvidas com o Design Livre
Experimentar co-criação através de Jogos de Design
Inspirar agentes locais que desejem promover o Design Livre

Horário: 10:00 às 18:00. Com pausa para almoço entre 12:00 e 14:00.
Duração: 6 horas
Custo: gratuito.
Mediadores

Frederick van Amstel (Mestre em Tecnologia, UTFPR) é cofundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação, editor do blog Usabilidoido e semeador da plataforma Corais. Atualmente realiza pesquisa de doutorando sobre Design Participativo na Universidade Twente.

O designer Henrique Monnerat é (Pós-Graduado em Biomimética pela HfG Offenbach - Alemanha) sócio-fundador da LETSEVO, uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para pessoas e organizações que desejam usar métodos de design participativo e ferramentas de co-criação para inovar.

Official Website: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/7691

Added by usabilidoido on October 3, 2011

Interested 1