rua Rui Barbosa, 422 - Bela Vista - São Paulo
São Paulo, São Paulo

A internet está em constantes mudanças e sempre evoluindo. Hoje a web está tomando um novo rumo, que pode ser apresentado como "foco no usuário". Alguns países, como Estados Unidos e o continente Europeu, tem estudos avançados sobre este tema e agora estão chegando e ganhando força no Brasil. Podemos destacar os três estudos principais que estão sendo adotados e tratados no Workshop: Arquitetura da Informação, Usabilidade e Acessibilidade

Acessibilidade
Bruno Torres

desenvolvedor web especialista nos padrões web. Graduando em ciência da computação pela Universidade Federal Fluminense. Desde janeiro de 2007 é analista Web no UOL - Universo OnLine. Mantém o blog brunotorres.net , onde escreve artigos sobre web, software livre e tecnologia em geral.

Participou da recente reestruturação dos sites tableless.com.br. Consultor e prestador de serviços para empresas brasileiras, portuguesas e americanas.

Horário Soares

Especialista em design de interface e acessibilidade digital, tem 14 anos de experiência em sistemas de informação, 10 na recente área de Internet, sendo 6 no desenvolvimento de acessibilidade para Web. Consultor em projetos Web da Unisys , é professor universitário da ESCM nas cadeiras de Desenvolvimento Web, IHC - Interface Homem Computador e Gestão estratégica de informações.

Analista de sistemas pela PUC-RIO e mestrando em Economia Empresarial pela UCAM

Editor de artigos de criatividade e acessibilidade digital , empreendedor do site internativa.com.br é pesquisador em acessibilidade digital e criatividade.

Lêda Lucia Spelta

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1977. Uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio de Janeiro, em 1974, foi programadora, analista de sistemas, analista de suporte e coordenadora de equipe, em diversas empresas públicas e privadas. Como membro da Comissão Brasileira do Braille, coordenou a elaboração da Grafia Braille para a Informática, unificada para a língua portuguesa. Participa da Comissão de Estudos CE-04/CB-40/ABNT, que elabora proposta de normas técnicas sobre "Acessibilidade para a Inclusão Digital". é membro do Comitê de Ajudas Técnicas.

Trabalha com acessibilidade desde 2001, como moderadora de lista de discussão, instrutora, consultora, autora de artigos e palestrante. Seus principais focos em acessibilidade são a sensibilização e a motivação de empresários e webdesigners, a avaliação de sites, o treinamento e a normatização.

Marco Antonio - MAQ

Consultor especialista em acessibilidade digital, tem 23 anos de experiência em programação de sistemas de informação, e 6 no desenvolvimento de acessibilidade nas páginas da Web. Ministra cursos de HTML e acessibilidade na Web para empresas no Brasil.

Editor de artigos, desenvolvedor da versão portuguesa das Diretrizes Irlandesas de Acessibilidade, criador do site www.bengalalegal.com.

Escritor do livro: "Sopro no Corpo - Vive-se de Sonhos , Rima Editora, 2005, onde escreve sobre sua perda de visão aos 21 anos e sua reabilitação. Cego, divulgador e incentivador da inclusão social e digital para pessoas com deficiência.

Arquitetura da Informação
Carolina Leslie

Formada em Ciências Moleculares pela USP e atua como arquiteta de informação há cinco anos, já tendo passado pela AgênciaClick e Globo.com. Atualmente trabalha com usabilidade e arquitetura de informação na Try consultoria e pesquisas. É editora do blog Petitpois (www.lulileslie.com), onde escreve sobre Arquitetura de Informação, visualização de informação, usabilidade e cultura digital. Também é organizadora e realizadora do EBAI (Encontro Brasileiro de Arquitetura da Informação) que acontecerá em 19 e 20 de Outubro em São Paulo.

Luciana Cattony

Formada em "Publicidade e Propaganda" e em "Design Gráfico" com Pós Graduação em "Comunicação Contemporânea e Informação Visual" pela PUC Minas. Participou do curso "Comunicação Interativa e Design de Interfaces" na MAS / ESPM e trabalhou como arquiteta de informação da Agência Click e da Evermedia em São Paulo. Atualmente é arquiteta de informação da Vila Rica, em Belo Horizonte e editora do blog "Planta baixa" (www.plantabaixa.wordpress.com ), onde escreve sobre interatividade, internet, arquitetura de informação e usabilidade. Entre os principais clientes atendidos como arquiteta de informação, estão: JWT, Grupo Gerdau, Sky, Fiat, Petrobras e Unibanco.

Usabilidade
Amyris Fernandez

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista - SBC (2007). Bolsa sanduíche durante o doutorado na University of Copenhagen, no Center of Computer Games Research em 2006. Mestrado em Comércio Eletrônico pela University of Rochester, Estados Unidos (1999). Professora de Tecnologia da Informação no Ibmec SP e de Comunicação e Marketing em Meios Digitais na FGV-SP. Realiza duas linhas de pesquisa paralelas: Usabilidade e Experiência do Usuário em meios digitais - games, aparelhos celulares, TV Digital Interativa e softwares, bem como comunicação em meios digitais. Coordenadora de cursos nas áreas de Usabilidade e Experiência do Usuário e Comunicação em Meios Digitais.

Frederick van Amstel

Mestrando em Tecnologia pela UTFPR com bolsa pesquisa concedida pela Fundação Araucária. Formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPR, edita o blog/podcast Usabilidoido, Top 10 do Ibest em 2005 e 2006.

Official Website: http://www.waiu.com.br/

Added by usabilidoido on October 11, 2007

Interested 2