Largo da Senhora-a-Branca, 23
Braga, Braga 4710-433

VELHACINE - Ciclo de Cinema Francês

Depois de Itália o Velhacine vai até França. A partir de 16 de Janeiro, durante sete semanas, sempre à quarta-feira, haverá cinema francês com filmes de cinco dos seus maiores realizadores. De Jean Renoir veremos dois clássicos do final dos anos 30 quase sempre integrados nas listas dos melhores filmes de sempre. Depois virá a primeira longa-metragem de Jacques Tati que marca uma nova forma de abordar o humor e o início de uma das carreiras mais pessoais do cinema de França. O mês de Fevereiro será dedicado à Nouvelle Vague, designação lançada em 1957 por Françoise Giroud para classificar um grupo de jovens realizadores que, contra o academismo vigente, propunham um novo estilo de linguagem, mais suave e mais livre, rodando com pequenos orçamentos em cenários naturais e apostando na naturalidade da representação dos actores, visando uma maior aproximação à realidade quotidiana. Pelo ecrã da Velha vão passar ainda quatro filmes realizados, entre o final da década de 50 e o início da década de 60, por três dos principais cineastas da Nouvelle Vague, hoje nomes incontornáveis do cinema mundial: Alain Resnais, Jean-Luc Godard e François Truffaut.

Dois amigos, Jules, austríaco e Jim, francês apaixonam-se em 1900 em Paris, pela mesma mulher, Catherine, mas esta ama e casa-se com Jules. Após a Primeira Guerra Mundial, quando de reencontros na Alemanha, Catherine começa a amar Jim. Esta à a história de três pessoas apaixonadas, um amor que não afecta a sua amizade e de como o seu relacionamento se desenvolve ao longo dos anos. Um triângulo amoroso entre dois amigos e uma mulher impulsiva.

REALIZADOR François Truffaut
INTÉRPRETES Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre, Vanna Urbino, Boris Bassiak, Anny Nelsen, Sabine Haudepin, Marie Dubois, Michel Subor
"Jules et Jim"
1962
101min

fonte www.dvdpt.com

Official Website: http://www.velha-a-branca.net/ACT00847.htm

Added by banana bananinha on February 29, 2008

Interested 1