Edifício Office Oriente, Rua Mar da China, lote 1.07.2.3, Parque das Nações
Lisbon, Lisbon 1990-138

INOPERATIVIDADE OU INTEROPERABILIDADE?

Neste encontro, pela primeira vez em Portugal, as empresas que constroem os grandes sistemas que fazem funcionar áreas como a Justiça, a Saúde, o Ensino ou a Ciência desafiam os próprios utilizadores a debater as razões pelas quais nem sempre as suas soluções respondem com a eficácia esperada às necessidades dos profissionais a que se destinam.

Personalidades de referência de vários sectores debruçam-se sobre os motivos que levam frequentes vezes juízes, médicos, professores, advogados, e tantos outros profissionais a manifestar resistências perante as soluções técnicas e logísticas adoptadas nas suas áreas.

Numa organização conjunta da ODF Alliance Portugal e da APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação), o objectivo deste I Encontro é promover uma discussão sobre o que é necessário para que, em sectores tão diversos como os Negócios, a Justiça, o Ensino e Ciência, a Economia, a Gestão Documental ou a Cultura, os vários intervenientes num mesmo sistema possam cooperar entre si de forma confortável, competente e eficaz.

Na parte final do encontro, personalidades do mundo académico e auditório interpelam responsáveis políticos nacionais sobre o diagnóstico do que se passa actualmente em Portugal, num debate aberto sobre os planos e perspectivas de futuro na procura de soluções sobordinadas às reais características dos profissionais portugueses.

O QUE É A INTEROPERABILIDADE?

Num mundo em que um dos valores fundamentais é a aceitação da diferença, como nos conseguimos entender uns com os outros? Como podemos ter projectos comuns, mantendo o nosso próprio estilo, respeitando as nossas escolhas, a nossa individualidade?

Estas questões essenciais estão presentes em qualquer esfera do actual relacionamento humano, e a interoperabilidade é a resposta. Interoperar é usar com inteligência o potencial de entendimento entre todos os diferentes intervenientes num grupo, numa equipa, num sistema. É a interoperabilidade que permite a cada um usar confortavelmente e em pleno as suas competências próprias num propósito comum.

Quando se fala em interoperabilidade apela-se, na maior parte das vezes, a questões puramente técnicas. Neste evento pretende-se, contudo, projectar para uma esfera mais ampla o debate, centrando-o nos problemas específicos que, em áreas muito representativas da nossa sociedade, aqueles que devem articular-se em cooperação num mesmo sistema sentem - independentemente de estes problemas serem solucionáveis por meios tecnológicos ou não.

A participação é reservada a pessoas convidadas.

Para solicitar um convite, vá a http://encontro.interoperabilidade.info/cp/ e preencha o formulário que lhe for apresentado.

Por favor, faça-o até 15 de Setembro.

Official Website: http://encontro.interoperabilidade.info/

Added by ricardo on September 13, 2009

Interested 1