Av. da LIberdade
Braga, Braga

Texto: Henrik Ibsen
Tradução: Fernando Villas-Boas
Encenação: Nuno Cardoso
Assistência de Encenação: Paula Garcia
Design Luz: José Álvaro Correia
Cenografia: Fernando Ribeiro
Figurinos: Storytailors
Apoio ao Movimento: Marta Silva
Elenco: Ana Brandão, Flávia Gusmão, José Neves, Lúcia Maria, Peter Michael, Sérgio Praia
Gestão de Projecto Cassiopeia, desenvolvimento de projectos culturais, Lda.
Direcção de Produção Ada Pereira da Silva
Produção Executiva Marina Freitas
Co-produção Cassiopeia; Centro Cultural Vila Flor; Teatro Nacional D. Maria II e Theatro Circo

“Boneca” é a mais recente encenação de Nuno Cardoso cuja estreia nacional acontece no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. A partir de “Uma Casa de Bonecas”, o clássico com que Henrik Ibsen (1828-1906) chocou a sociedade do séc. XIX, Nuno Cardoso conta a história de uma mulher que antecipa, em mais de um século, a emancipação feminina.

Escrito em 1879, “Uma Casa de Bonecas” é um claro exemplo de realismo crítico. Nora, esposa e mãe, apercebe-se da sua cega obediência ao marido e à sociedade em geral. Para mudar tudo isso, compreende que terá de pôr fim ao casamento, deixando o marido e os filhos. Quando Nora bateu com a porta da sua casa de boneca, Henrik Ibsen lançou-a ao mundo para reclamar para a Mulher a liberdade de crescer e de se tornar numa pessoa autónoma.

Ana Brandão, a actriz que interpretou o papel de Annie Silva Pais no espectáculo “A Filha Rebelde”, peça de Margarida Fonseca Santos construída a partir do livro dos jornalistas José Pedro Castanheira e Valdemar Cruz, tem agora pela frente o desafio de interpretar a protagonista da peça, Nora Helmer.

“Boneca” é a primeira encenação independente de Nuno Cardoso desde 2002, e é co-produzida pela Cassiopeia, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Nacional D. Maria II e Theatro Circo.

Added by banana bananinha on January 16, 2008

Interested 1