Rua Paranaguá, 1782
Londrina, Paraná

O Work Design é uma rodada de palestras e oficinas. Este ano, o tema PARA TODOS traz palestrantes e oficineiros das mais variadas atuações dentro do Design. E o que é que o Work Design 2007 tem? Tem lançamento de livro sobre tipografia e tem gente para falar a semiótica na Moda. Tem gente com mais de 30 anos de atuação no design automotivo e um visão especial sobre as profissões do futuro e tem quem está começando design solidário e as experiências em Londrina. Tem quem vem ao Work pra fazer uma palestra diferente: falar sobre os casos bem sucedidos de aplicação do design nas micro e pequenas empresas (e não nas grandes, como costumamos ver). Tem um cara que vem para desmitificar as tendências que a indústria cria. Tem até uma figurinista da Globo para falar sobre a experiência de seus trabalhos na TV e no teatro e para dar uma oficina. Que tal? E Para quem gosta de sustentabilidade e eco-design, tônica do design atualmente, estamos trazendo dois caras muito bons para falar um pouco sobre o assunto e mergulhar no tema de cabeça.

Oficinas

Friederick van Amstel Design de Softwares Multiusuário
Frederick van Amstel é mestrando em Tecnologia pela UTFPR com bolsa pesquisa concedida pela Fundação Araucária e fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação. Formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPR, edita o blog/podcast Usabilidoido, Top 10 do Ibest em 2005 e 2006. Deu aula nos cursos de Design da Unisul e Web Design na Opet.
O projeto de softwares multiusuário demanda além do conhecimento técnico habilidades humanísticas para lidar com pessoas e compreender suas atividades. O Design possui métodos maduros para projetos gráficos e de produto, mas estes pouco foram aplicados e adaptados para projetos interativos, que possuem características próprias. A pesquisa de campo, a prototipação e os testes de usabilidade despontam como métodos-chave para estes projetos.

Bianca Baggio O gestor do Design dentro da economia Solidária
Formada em Estilismo em Moda (UEL) e Pós-graduada em Gestão do Design (UEL), Bianca é atualmente Gestora de design do Programa Municipal de Economia Solidária. Em sua palestra, abrindo o evento, falará sobre a economia solidária enquanto forma alternativa de trabalho e geração de renda. A estilista desmistifica o tabu de que a economia solidária se manifesta apenas nas classes menos favorecidas, quando na verdade funciona como um sistema de trabalho alternativo. A partir destes princípios, abordará qual o papel do gestor do design nas organizações produtivas, em seus produtos e em sua relação com o mercado, assim como apresentará um panorama sobre esta economia no Brasil e em Londrina.

Palavras-chave: economia solidária, cooperativismo, gestão do design
segunda 5 nov · 21h
ivo pons Design Possível – EGOcídio! Em busca da sustentabilidade
Ivo Pons é Mestre em Educação Artes e História da Cultura, Doutorando em Arquitetura, Professor da Universidade Mackenzie no curso de Desenho Industrial, onde leciona disciplinas como Metodologia, Madeira, Projeto de Produto e Desenho. Fundador e coordenador do projeto Design Possível onde desenvolve projetos de produtos e design gráfico em e com comunidades carentes da periferia de São Paulo. Com o Design Possível já organizou 4 mostras internacionais em Milão, além de ter participado de algumas outras na França, Palermo e Argentina. Como Designer recebeu Menção Honrosa de Eco-design da Fiesp, participou da Bienal Brasileira de Design, da Bienal Internacional de Design da França 2002, 2004, 2006, Brasil Faz Design 2003, Design Natureza 2003-2004 entre outros. Na palestra, conta conceitos e experiências desenvolvidas pelo projeto Design Possível ao longo de seus 3 anos de atuação, mostrando a necessidade de ampliação da responsabilidade projetual e da construção de um nova identidade para o designer.

Palavras-chave: design possível, sustentabilidade, geração de renda
terça 6 nov · 19h
Maria Luiza Feitosa de Souza Moda: uma linguagem intersemiótica
Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Maria Luiza Feitosa de Souza é fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Intersemióticos de Moda, Design e Imagem do Centro de Estudos Peirceanos do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Semiótica da PUC/SP, além de pesquisar sobre moda nos principais pólos lançadores de tendência. Aliando sua bagagem teórica e prática, a pesquisadora fomentará sua visão da moda como um sistema (inter)semiótico que ocupa lugar cada vez mais destacado na sociedade contemporânea – com sua gramática própria, a linguagem não verbal da moda atua dentro de diferentes interfaces: sociais, econômicas e psicológicas.

Palavras-chave: semiótica, moda, comunicação
terça 6 nov · 21h
KEN FONSECA O Design como ferramenta de competitividade para micro e pequenas empresas
Ken Fonseca graduou-se em Design de Produto pela PUCPR, Mestre em Tecnologia pela UTFPR/PPGTE 2006 onde desenvolve pesquisa sobre o uso do design em APL [Arranjo Produtivo Local]. Participa na elaboração e gestão dos diferentes projetos do Centro de Design Paraná, sempre buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a excelência da indústria brasileira através da disseminação e construção de uma cultura do design. Ken Fonseca procura uma realidade mais próxima da maioria dos profissionais de design, que lidam com micro e pequenas empresas. Desviando do discurso comum do design, sempre voltado às grandes corporações, Ken traz os cases inteligentes e bem sucedidos dentro das empreses menores.

Palavras-chave: micro e pequenas empresas, competitividade, design estratégico
quarta 7 nov · 19h
Ana Luisa Boavista A cultura material Kaingáng e a contribuição do Design Sustentável - uma introdução ao Etnodesign
Graduada em Desenho Industrial pela UFRJ, Ana Luísa Boavista é especializada em DI pelo INT e Desenvolvimento Tecnológico Industrial - CNPq, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE / UFRJ / CNPq [1999], ex-docente/pesquisadora da UNOPAR, docente titular da UEL. A palestra será uma síntese do trabalho realizado na Terra Indígena Apucaraninha-PR, demonstrando a contribuição do design com, registros das cestarias kaingáng e programação visual de peças gráficas; a riqueza histórica e contemporânea deste artesanato; e como a sintaxe visual está presente nesses objetos, verificando-se o conceito de etnodesign.

Palavras-chave: etnodesign, cultura material, programação visual
quarta 7 nov · 21h
luciana buarque figurino
Figurinista reconhecida nacionalmente por trabalhos criativos como no filme "Tieta", de Cacá Diegues e em mini-séries da Rede Globo como "Hoje é dia de Maria" e "A Pedra do Reino". O nome de Luciana Buarque é uma referência para quem desenvolve projetos de figurinos que envolvem liberdade artística. Em sua palestra, aborda a importância do desenvolvimento do figurino nas obras áudios-visuais, bem como debater o processo de criação do vestuário, seja para o uso cotidiano ou para a dramaturgia, ressaltando as pesquisas e referencias em artistas do mundo todo e de todos os tempos.

Palavras-chave: figurinos, dramaturgia e teledramaturgia, liguagem de figurino
quinta 8 nov · 19h
ari rocha design automotivo: novos paradigmas da sociedade do conhecimento
Destaque internacional, Ari Rocha é um dos pioneiros no estudo do Design no Brasil, tendo concluído três Pós-Doutorados na área – o primeiro deles realizado em 1973 na FAU-USP. Após desenvolver diversos projetos automobilísticos e gráficos, se dedica a melhoria e renovação do ensino e das tecnologias educacionais, sendo representante eleito do Brasil no Comitê UNESCO-UIA de Educação. Em sua palestra no WorkDesign. Ari Rocha traça um atual panorama que exige a formação de um novo tipo de profissional, sobretudo no campo do Design. Desafio aos novos designers, que buscam a resolução dos atuais problemas, a partir de uma compreensão da história que indica a trajetória e as possíveis tendências para o futuro. O foco da abordagem será o Design Automotivo.

Palavras-chave: profissional do futuro, novos paradigmas, desafios
quinta 8 nov · 21h
ALEX MAZZiNI Tipografia Elementar - introdução do movimento moderno no design gráfico e na tipografia
Técnico em artes gráficas pelo Senai, graduado em Desenho Industrial (PV) e produtor da revista Vértice no Mackenzie, Alex Mazzini é especialistaem Gestão de Marca pelo Itae-Rio Branco e docente da disciplina de design editorial na Faculdade Rio Branco. Possui o escritório Apis Design, especializado em identidade visual e design editorial, Sócio-diretor da Altamira Editorial. Sua palestra comenta sobre a sua tradução em português do livro Tipografia Elementar de Jan Tschichold,criador do movimento Nova Tipografia. Além de abordar passagens históricas da época em que foi originalmente publicado e o significado e os desdobramentos desta obra no design e na tipografia.

Palavras-chave: nova tipografia, jan tschinchold, design editorial, história da tipografia
sexta 9 nov · 19h
Christiam Ullmann design socio-ambiental
Christiam Ullmann é graduado em Desenho Industrial pela UBA (Buenos Aires), pesquisador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR, editor-colaborador da Revista ABCDesign/Rede Latinoamericana de Design/Portal Design Brasil, consultor especializado em desenvolvimento de produtos com responsabilidade sócio-ambiental. Ao projetar um produto, o designer pode prever o impacto de sua atuação ao meio ambiente, criar alternativas racionais de uso dos recursos naturais e colaborar com a inclusão social utilizando mão de obra de comunidades carentes.Tendo em vista esses aspectos, Ullman propõe o design artesanal, discutindo e incor porando o saber tradicional ao projeto de produtos contemporâneos utilizando técnicas, materiais, mão de obra e repertório iconográfico artesanal direcionado para uma produção semi-industrial e um público contemporâneo.

Palavras-chave: design de produtos, ecodesign, sustentabilidade
sexta 9 nov · 21h
Dario Caldas O Turbo-Consumidor e o Design
Sociólogo e mestre em comunicações (USP), Dario Caldas especializou-se em tendências com cursos realizados no IFM – Institut Français de Mode (Paris) e na Domus Academy (Milão). Fundou e dirige o Observatório de Sinais, escritório de consultoria em tendências e pesquisa de consumo. Professor, conferencista e escritor, é presença constante na mídia, que o considera o maior especialista em tendências do País. Assina a coluna mensal “Referências” na revista L’Officiel Brasil. É nesse contexto, de tendências, mercado e consumo do design na sociedade moderna que o pesquisador aborda, finalizando a maratona de palestras do WorkDesign.

Palavras-chave: tendência, globalização, mercado consumidor.
[5 dias duração · 6 vagas] segunda 5 até sexta 9 nov · 14h
luciana buarque figurino
O objetivo dessa oficina será apresentar algumas técnicas usadas na realização dos figurinos das micro-séries "Hoje é Dia de Maria" e "A Pedra do Reino". Através desse processo pretende-se debater sobre o processo de criação do vestuário, seja para uso cotidiano seja para dramaturgia, ressaltando a importância da imaginação de cada um e da diversidade de linguagens. Acreditando que cada pequeno objeto tem uma historinha para contar, vamos incentivar os oficineiros a criarem suas histórias, através do que se queira criar.

Palavras-chave: figurino, dramaturgia e teledramaturgia, liguagem de figurino
[1 dia duração· 25 vagas] segunda 5 nov · 14h
carol bechelli Móveis: soluções para espaços e necessidades.
Formada em Arquitetura e Urbanismo (UEL), Carolina atua na área de arquitetura de interiores, desenhando móveis e espaços. A oficina proposta será uma conversa informal e descontraída sobre possíveis soluções para espaços. Serão apresentadas curiosidades, móveis famosos, multifuncionais e improvisados, análises de layout para criação, fluxo e funcionalidade. De acordo com um desafio proposto, os participantes se dividirão em equipes, encontrarão soluções através do processo de análise de espaço e usuário, projeto e construção de maquetes em tamanho real ou reduzido.

Palavras-chave: design de interiores, móveis, materiais
[3 dias duração · 13 vagas] segunda 5, terça 6 e quarta 7 nov · 14h
cláudio etHos graffiti e stencil
Nascido cidade de São Paulo, trabalha com grafitti há dez anos. Participou de mostras e encontros de street art pelo país através do SESC, duas mostras coletivas no Brasil e recentemente, em setembro de 2007, participou de duas mostras na Italia: a Spina Festival e Dozza Mural que podem ser conferidas nos sites ekosystem.org e woostercollective.com.

Palavras-chave: graffiti, street art, stencil
[3 dias duração · 15 vagas] terça 6, quarta 7 e quinta 8 nov · 14h
rogério ghomes A fotografia como elemento construtor da poética
Mestrando em Design na UNESP, especialista em Fotografia pela UEL, graduado em DI pela PUC-PR, ex-docente dos cursos de Design UEL e UNOPAR, atualmente no curso de Comunicação Social da Metropolitana – IESB, possui o estúdio de design e fotografia Espaço Paralelo, participou de diversas exposições de arte nacionais e internacionais. Recentemente esteve na UEL para o lançamento do work design 07 com sua comentadíssima palestra sobre os “babados da bauhaus”. Está participando do evento Foto Arte Brasilia onde fará ainda fará palestras na UNB. No mini-curso que ministrará no Work Design 2007 pretende formar um percurso histórico possibilitando aos iniciados em fotografia uma melhor compreensão, situando o próprio processo criativo no contexto histórico, com interesse na linguagem fotográfica como elemento construtor de sentidos e significação poética. O conhecimento de um percurso histórico da linguagem fotográfica brasileira, identificando autores de notoriedade no desenvolvimento desta linguagem para história da arte brasileira, uma aproximação com o léxico da linguagem fotográfica e suas possibilidades de construção e impressão de seus preteridos projetos. Ainda Estimular a leitura poética estética das imagens utilizando os elementos básicos da linguagem visual.

Palavras-chave: fotografia, linguagem fotográfica, processo criativo
[1 dia duração · 20 vagas] terça 6 nov · 14h
regina saadjian estamparia
Apresentando as últimas novidades e técnicas em relação à estamparia, a oficina ministrada por Regina Saadjian, nome de grande referência no mercado de Londrina, propõe conhecer os métodos utilizados na Estamparia Saadjian. Além de poder acompanhar o processo de criação da arte ao acabamento final, utilizado amplamente na indústria têxtil.

Palavras-chave: estamparia, novas técnicas, serigrafia
[3 dias duração · 25 vagas] quarta 7, quinta 8 e sexta 9 nov · 14h
amar produção de papel reciclado e artesanal
Grupo de geração de trabalho e renda incubado no INTES – UEL, um micro-empreendimento formado por mulheres da periferia de Londrina que produz diversos tipos de papéis artesanais utilizando uma parte da coleta seletiva de Londrina e fibras naturais que são extraídas da própria região, dentro de um panorama ecológico.

Palavras-chave: papel, artesanato, materiais
[3 dias duração] quarta 7, quinta 8 e sexta 9 nov · 14h
armando fontes & ramon oliveira batalha de percepções
Armando Fontes é graduado em DI na UFRJ [2002] e trabalha com educação à distancia na Weblife. Ramon C. Oliveira é psicólogo formado pela FUMEC-MG. A Batalha de Percepções é uma oficina de relacionamento que, utilizando-se de exemplos práticos, apresenta a importância e o poder das marcas no mundo de hoje. Trata não apenas de marcas visuais, mas explora todos os sentidos ao demonstrar que não existem marcas sem a presença de memória e experiências acumuladas. O objetivo final é realizar marcas gráficas para representar cada um dos envolvidos utilizando-se de todo o aprendizado, percepções e experiências vivenciadas.

Palavras-chave: marcas, identidade, percepção
[1 dia duração · 25 vagas] quinta 8 nov · 14h
Vanessa Espínola design para a sustentabilidade
Vanessa Espínola é desenhista industrial formada pela FMU. Esteve envolvida em diversos trabalhos e oficinas voltadas para a área de sustentabilidade em muitos encontros de estudantis de design. Em sua oficina, pretende inserir os participantes nos contextos de sustentabilidade e estimular o processo de criação através da apresentação de referências visuais e teóricas de como o design está inserido em nosso cotidiano, levando à reflexão crítica e a debates..

Palavras-chave: design, sustentabilidade, sociedade
[1 dia duração · 40 vagas] sexta 9 nov · 14h
dario caldas Tendências como informação estratégica para o projeto de design
A oficina tem dois objetivos principais: demonstrar a potencialidade do uso das tendências como ferramenta para o design; e funcionar como um workshop de criatividade, em que, a partir da apresentação e discussão de tendências para o setor, os participantes são levados a produzir idéias (dentro das limitações de tempo e do número de participantes) para um projeto de design de produto, gráfico, de moda ou de marca.

Palavras-chave: tendências, design, criatividade, desenvolvimento de produtos

Official Website: http://www.uel.br/eventos/workdesign/

Added by usabilidoido on October 22, 2007

Interested 1